sábado, 1 de março de 2008

Aproveitamento integral de alimentos

Aproveitamento integral de alimentos
O combate ao desperdício pode começar de maneiras bem simples, como através do aproveitamento das partes tradicionalmente não usadas dos alimentos. Este é o fundamento do projeto Aproveitamento Integral de Alimentos, elaborado pelas nutricionistas Regina Glória Ramos, Daniela Carvalho Salaberga e Ariane Fontes dos Santos. A idéia surgiu de uma preocupação da socióloga Nadja Moraes, que em sua trajetória de resgatar perdas de autoestima e cidadania percebeu que o resgate de valores deve acontecer nos mais diversos sentidos. Tendo como aliada Regina Glória Ramos, elegeu como estratégia de ação o combate ao desperdício de alimentos, destacando seu valor nutricional. As receitas apresentadas a seguir são apenas uma pequena amostra do que pode ser feito se soubermos utilizar aquilo que iria para o lixo: talos, cascas, folhas e sementes podem dar um sabor especial às receitas convencionais, resultando em produtos saborosos, de baixo custo e altamente nutritivos.
DOCE DE CASCA DE BANANA Ingredientes: Cinco xícaras (chá) de cascas de banana nanica bem lavadas e picadas. Duas xícaras e meia (chá) de açúcar. Como preparar: Cozinhe as cascas, em pouca água, até amolecerem. Retire do fogo e escorra. Bata as cascas com um pouco de água no liquidificador e passe por uma peneira grossa. Junte o açúcar e leve ao fogo, mexendo sempre, até desprender do fundo da panela. Rendimento: 12 porções.Valor calórico de cada porção: 135,4 cal. Dicas: Para fazer docinhos de enrolar, depois de passar as bananas batidas com água pela peneira grossa acrescente duas colheres (sopa) de farinha de trigo e leve ao fogo, mexendo sempre, até desprender do fundo da panela. Deixe esfriar um pouco e adicione uma colher (sopa) de margarina, misturando bem. Deixe esfriar, enrole e passe em açúcar cristal.
PATÊ DE TALOS Ingredientes: 500 gramas de ricota. Duas xícaras (chá) de talos de beterraba, agrião e espinafre. Uma xícara (chá) de azeite de oliva. Duas colheres (sopa) de molho de soja. Duas colheres (sopa) de molho inglês. Meia xícara (chá) de salsa e cebolinha picadas. Meia xícara (chá) de rama de cenoura picada. Meia xícara (chá) de maionese. Sal e pimenta do reino a gosto. Como preparar: Numa tigela amasse bem a ricota com um garfo. Adicione o restante dos ingredientes e misture bem até obter a consistência de pasta. Rendimento: 12 porções.Valor calórico de cada porção: 135,4 cal.Dicas: Substitua o azeite de oliva por óleo de soja, girassol ou milho e acrescente dez azeitonas pretas ou verdes.

13 comentários:

ProfªJosiane Bittencourt disse...

Porfª Patrícia, a matéria sobre aproveitamento de alimentos e lixo que está no blog é muitíssimo rico e interessante.
Os artigos poderão ser muito bem trabalhados pelos professores em sala de aula e como mediadores do conhecimento, se conquistará resultados excelentes.
Penso e acredito que os pais com o incentivo de seus filhos( nossos alunos) poderão ser muito mais concientes em quetão ao lixo do nosso planeta.
Abraços, Profª Josiane Bittencourt- Coordenadora Pedagógica Ensino Fundamental I.

ProfªJosiane Bittencourt disse...

Vou tentar fazer essa receita. Se ficar gostosa levo para nós na escola, ok?
Que tal fazermos um caderno de receitas com aproveitamento de alimentos com nossos alunos?Profª Josiane Bittencourt

Professora Patrícia disse...

Que jóia você ter gostado! Fiquei feliz em ver suas postagens.Caderno de receita é uma ótima idéia. Mais um gênero textual: receitas.

Unknown disse...

Profª PAtrícia, agora o Projeto está com novo combustível... Acredito muito na conscientização através de atividades como as que estão sendo realizadas ao longo das semanas.
Parabéns- Profª Josiane- Coordenadora Pedagógica- Ensino Fundamental I.

Unknown disse...

Eu gostei muito porque é muito
interessante a reciclagem.




manuela prado 2ºano a

Profª Selma

Unknown disse...

Eu adorei porque fala sobre não disperdiçar alimentos e reciclar o lixo e eu gostei também porque eu achei muito interessante.

Gabriel 4º B Professora Josiane

Unknown disse...

Eu achei esse comentário muito legal e interessante porque eu gosto de aprender esse tipo de coisa para ser um bom aluno no 4º ANO B.Tia Paty se você tiver mais comentários legais como este pode me avisar que eu vou ler. Você é uma ótima Prof. Que bom que você é legal e muito esperta. Muito obrigado pela atenção. atenciosamente: Matheus H. Fornaretti 4º Ano B Profª Josiane

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Eu achei esse comentário muito interessante porque fala que tem coisas que dá para utilizar como uma casca de banana por exemplo: poderia usá-la para fazer uma batida de banana com casca ou um limão, então vamos utilizar algumas coisas com
esta idéia obrigada. Thaís Helena Duque Silva 4º ano B Profª:Josiane

Unknown disse...

Eu gostei deste texto porque todos eles aproveitam muito os alimentos e isso chamou muito minha atenção. Eu gostei muito desse texto. Lixo é um luxo chamou minha atenção.

Eduardo Paiva do Lago Júnior.

Professora
Josiane. 4-ano B

Unknown disse...

É bem legal porque estamos ajudando
a escola Educarte e também estamos
aprendendo sobre o lixo.
É bom também que evitamos doenças
nas pessoas e ajudamos a cuidar do
meio ambiente.
Beijão, tia Paty ,atenciosamente
Iara 4ºano B

Unknown disse...

Legal porque está ensinando os pais também.
Ao invés de gastarmos com bolos, bolachas, doces, etc...fazemos receitas com essas cascas.

Nathália Rubez de Castro
4ºB
Profª:Josiane

Unknown disse...

Eu achei muito enteresante porque eu vi que pessoas falavam e eu não ouvia agora tenho certeza que a escola educarte ensinou coisas enteresantes e como se fosse uma brincadeira mais com muita ateção na aula tia paty ensinou que pessoas como nos estão morrendo cada vez mais e isso me deixou muito triste ...